Igreja Católica: Entenda O Que É, O Fundador E O Significado Religião

· 4 min read
Igreja Católica: Entenda O Que É, O Fundador E O Significado Religião

A hierarquia eclesiástica persistiu na vinculação com a antiga nobreza rural e encontrou dificuldade para aceitar os novos valores da burguesia urbana em ascensão.  para ver acesse  reação antiburguesa assumiu posições radicais na península ibérica, onde os reis católicos, Fernando e Isabel, implantaram a Inquisição contra os judeus com a finalidade específica de quebrar o poder econômico que eles detinham. A partir de então, ocorreu de forma bem nítida uma separação entre a religião cristã oficial, sustentada pela hierarquia com apoio do poder político, e o cristianismo popular, marcado por forte influência das culturas anglo-germânicas. Não podendo mais participar do culto por falta de compreensão da língua oficial, o povo passou a desenvolver formas próprias de expressão religiosa marcadamente devocionais. A partir do século V, o Império Romano entrou em decadência até sucumbir às invasões dos povos bárbaros. Quando as populações germânicas ultrapassaram as fronteiras do Império e se estabeleceram no Ocidente, foram os francos os primeiros a abraçar a fé cristã, razão pela qual a França foi chamada, mais tarde, “filha primogênita da igreja”.

Para superar esta situação o imperador Constantino promoveu o Concílio de Nicéia. Em 1517, com a publicação das 95 teses de Martinho Lutero, o catolicismo deixou de ser a única vertente do cristianismo conhecida na Europa. Creem na intercessão da Virgem Maria e nos santos, que eram pessoas que viveram de acordo com os ensinamentos bíblicos. Os católicos acreditam na Santíssima Trindade, três pessoas - Pai, Filho e Espírito Santo - que formam um só Deus. O Catolicismo representa a maior comunidade religiosa no mundo, sendo que a sua presença é maior na Europa e na América. A divisão entre o Catolicismo romano e Catolicismo ortodoxo surgiu da disputa entre o Bispo de Roma e os patriarcas do oriente a respeito de como estava organizada a igreja.

Candomblé E Umbanda - Religiões Com Influência Africana E Sincretismo Religioso


Essa articulação de recursos no plano das relações internacionais buscou a consolidação da neutralidade política da Santa Sé. O objetivo era garantir ao Papa, a autoridade máxima da Igreja Católica, a legitimidade para mediar conflitos entre os Estados e dentro dos Estados. Para isso, era preciso garantir uma eficaz “união de vistas” e de conduta das Igrejas Católicas locais com a Sé Romana, de maneira a fortalecer o caráter centralizado da instituição, como condição essencial para a consecução do seu objetivo final.

  • Ou seja, a recristianização da República, legitimando e definindo diretrizes numa nova ordem eclesiástica.
  • A insubordinação da cristandade oriental ao papado romano – junto a divergências doutrinárias abordadas abaixo, em seção sobre o catolicismo ortodoxo – inaugura a divisão que ainda hoje vigora no seio do cristianismo.
  • Tenho aprendido muito com os posts do blog, e hoje com certeza posso entender e defender com mais segurança a verdadeira fé da Igreja fundada diretamente por Cristo, e não aquilo que é veiculado com a intenção de desqualificá-La, seja por desinformação, seja realmente por má intenção.
  • Durante o período da escravatura, o Brasil recebeu milhões de africanos de diferentes locais e etnias, que foram forçados a conviver, o que gerou uma mistura cultural, linguística e religiosa entre essas pessoas.
  • Nesse intuito, abriram-se caminhos para outras conquistas católicas, como no caso do estatuto das associações, onde as igrejas podiam adquirir personalidade jurídica”56.
  • Ou seja, recolocando a humanidade na salvação com a construção do “Reino de Cristo58.


Formaremos, assim, um bloco maciço, em oposição invencível a invasão das teorias estranhas, demolidoras, anarquistas, que ameaçam destruir o país, ridicularizando seus sentimentos religiosos. Em tese, esse foi o fundamento de apoio da Igreja Católica às iniciativas do Estado Brasileiro para conter a penetração dos ideais comunistas no país. A D.S.C. tornou-se a base doutrinária no ano de 1932 no Brasil, com a implantação da Ação Católica praticando o trabalho do laicato junto ao operariado.

Palavra Católico





Seu ponto histórico na doutrina é o culto e o credo aos santos que os veneram por acreditar que são intermediários entre o homem e Deus. A missa é o principal ato católico que reconstitui o ritual da última ceia. Os demais são o batismo, a crisma, a penitência, o casamento, a ordenação e a unção dos enfermos.

  • Define-se como una, santa, católica e apostólica e considera seu chefe como legítimo herdeiro da cátedra do apóstolo Pedro, sagrado papa, segundo o Evangelho, pelo próprio Cristo.
  • “Ela se dá no fundamento da fé dos apóstolos, em uma vida fundamentada nessa mesma fé”, afirmou, explicando que, portanto, participam da dimensão apostólica da Igreja todos aqueles que recebem o Batismo e professam essa fé.
  • O livro, escrito por Steinhardt enquanto mantido preso pela ditadura soviética, compila reflexões sobre teologia, literatura, ciência e política, sempre sob a forma de notas autobiográficas, concebidas ao estilo de um fluxo aleatório de memórias.
  • Em relação às ciências e à cultura, essa vertente do cristianismo adota uma atitude de neutralidade, presumindo que a fé compõe um âmbito de vida autônomo.
  • Dessa forma, conseguimos encontrar claramente as diversas divisões do cristianismo no mundo.
  • O motivo do pedido seria o fato de sua esposa não lhe dar um filho homem, situação que impossibilitava ao sobreano inglês deixar em seu lugar no trono da Inglaterra um descendente seu.