Cristianismo: Origem, Mudanças E Suas Ramificações

· 4 min read
Cristianismo: Origem, Mudanças E Suas Ramificações

As principais igrejas neopentecostais no Brasil são a Igreja Universal do Reino de Deus, a Igreja Mundial do Poder de Deus e a Igreja Internacional da Graça de Deus. As igrejas neopentecostais tiveram um grande crescimento no Brasil, principalmente devido a sua presença em comunidades afastadas dos grandes centros urbanos e também pelo grande poder midiático que algumas dessas igrejas detém, como canais de televisão e de rádio. Os pentecostais creem também que o Espírito Santo pode conceder dons divinos às pessoas, como por exemplo a capacidade de “falar em línguas”. Esse ato que ocorre quando uma pessoa começa a falar em uma linguagem desconhecida por ela, com o propósito de transmitir uma mensagem de Deus aos demais crentes.


  • Em uma decisão da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica de junho, a Igreja tomou a decisão de que todos os "menores de idade que residam em casas, escolas" ou nas sociedades de vida apostólica da instituição deveriam ser "devolvidos às suas famílias".
  • A bem da verdade, essa era a forma de ver o mundo, reivindicando a compreensão do processo histórico que ameaçava o controle social da Igreja.
  • De acordo com a pesquisa do Datafolha, 0,3% da população brasileira é judaica.
  • Já entre 1930 e 1937, o autor afirmou que a Igreja Católica no Brasil assumiu um papel de liderança nessas mesmas relações, que somente teriam sido alteradas com a implantação do Estado Novo, a partir do qual os interesses da Igreja local teriam passado para o segundo plano.
  • "A colonização da América colocou novamente a questão [da apropriação cultural] para os jesuítas e todos os religiosos que se instalaram no continente sul-americano", pontua a socióloga Rangel.
  • “Durante os primeiros três séculos as congregações espalhadas no oriente funcionaram em corpos independentes e separados, sem subvenção por parte do governo, e, conseqüentemente, sem qualquer poder secular da Igreja sobre o Estado ou vice-versa.


O clero continuou a usar a antiga túnica romana, chamada agora hábito talar dos eclesiásticos. A doutrina religiosa também continuou a ser expressa por categorias filosóficas gregas e a organização eclesiástica se manteve dentro dos padrões jurídicos romanos. O cristianismo é uma doutrina tão carregada de moral e ética quanto o culto aos orixás. Os próprios santos católicos são cultuados de maneira semelhante aos Orixás e às entidades da Umbanda. Santos foram pessoas que tiveram importância, realizaram feitos grandiosos, foram exemplos de bondade, coragem, fé. O catolicismo popular tem características que muito se distanciam da doutrina católica oficial.


A Igreja Católica


OCatolicismoé uma religião que surgiu a partir do ano 50 depois de Cristo, a partir da deturpação do verdadeiroCristianismo. Ocatolicismotambém insiste na divindade de Jesus, apoiando a ideia de que ele era divino e humano e foi concebido imaculadamente por Maria, sua mãe humana. 9) A espada e a tocha, de referência ao Evangelho, que se tornou o poder de Deus para a salvação.  site com maiores detalhes , algumas comunidades orientais independentes mantiveram os vínculos com o Papa ou retornaram à plena comunhão com Roma com o passar dos anos. Desse modo, a Igreja Católica é constituída de 24 Igrejas autônomas em plena comunhão com o Romano Pontífice. A maior e mais conhecida delas é a ocidental, a Igreja Católica Apostólica Romana, também chamada de Igreja Latina.

  • Nesse período, a perda do poder temporal do Papa e da sua soberania sobre Roma somou-se às disputas entre a Igreja Católica e o Estado liberal, reivindicando competências que, por tradição, eram da jurisdição da Igreja.
  • Os Espíritas acreditam na mediunidade, ou seja na capacidade de comunicação entre as pessoas vivas e os espíritos de pessoas já falecidas.
  • A doutrina religiosa também continuou a ser expressa por categorias filosóficas gregas e a organização eclesiástica se manteve dentro dos padrões jurídicos romanos.
  • O sumo pontífice, então, como já dito, não era o papa, e sim o próprio imperador.
  • Para a Igreja Católica, o arianismo representava uma interpretação errônea do Novo Testamento.


A igreja católica se tornou uma instituição que ditava as regras morais, éticas e costumeiras de todo um país e chegou ao seu ápice de poder quando passou de perseguida a perseguidora com as inquisições (perseguição àqueles que iam contra as doutrinas católicas, os conhecidos como Hereges). E com toda essa mudança no seio, da que era a maior representante do cristianismo no mundo, surgiram algumas ramificações lideradas por aqueles que discordam da postura da igreja romana. Sob a orientação do papa reformador Gregório VII e de seus sucessores, afirmou-se a autoridade legislativa e administrativa da igreja romana nos séculos XII e XIII. Diminuiu a influência dos costumes germânicos, substituídos pelo direito romano, utilizado sob a forma de direito canônico pela instituição eclesiástica. Enquanto ocatolicismoprega e acredita que a Igreja Católica Romana ser a autoridade suprema, ocristianismoabrange todas as igrejas, bem como indivíduos, sem igrejas, como muitos profissionais modernos podem ser os crentes em Cristo, mas não frequentadores da igreja ativos. Ambos os católicos e outros tipos de cristãos vai estudar a Bíblia, ir à igreja, buscar maneiras de introduzir os ensinamentos de Jesus em sua vida, e se envolver em oração.


Catolicismo


Uma decisão que marcou na escolha de uma solução “de dentro”, definindo a autonomia eclesiástica brasileira em relação à Cúria Romana, por optar, exponencialmente, pela arregimentação política dos católicos do país. Ramificação da igreja católica Romana, o protestantismo surgiu através do desejo de Martinho Lutero, monge católico, por uma reforma naquilo que ele acreditava ir contra as escrituras sagradas. Novos reinos foram se consolidando e a igreja passou a ser muito influente, rica proprietária de terras e poderosa.